31 de janeiro de 2012

ÓLEO DE COCO – EMAGRECE, PROTEGE O CORAÇÃO E FORTALECE O ORGANISMO



Todo o poder do óleo de coco!
Óleo do fruto aumenta defesas do organismo, 
melhora o metabolismo, tem efeito antioxidante
protege o coração e ajuda a perder peso!
Por  Pamela Leme,

Quando se fala em adotar o coco na dieta, muitos olham desconfiados. Além do alto valor calórico, o alimento é rico em gordura saturada, aquela que aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. Por incrível que pareça, o óleo extraído do fruto faz maravilhas pelo corpo e, inclusive, ajuda a emagrecer!

“O óleo de coco é considerado o mais saudável para cozinhar. Não apresenta gordura trans, gerada pelo processo de hidrogenação,que está presente em todos os óleos de origem vegetal, como os de soja, canola, milho e até o de oliva, que é considerado o mais saudável”, garante a nutricionista e farmacêutica Luciana Kalluf, do Instituto Alpha de Saúde Integral.
Enquanto o azeite de oliva e o óleo de canola são fornecedores de gordura monoinsaturada, os óleos de milho e girassol têm boas quantidades de ácidos graxos poliinsaturados. Todos esses tipos são interessantes para diminuir os níveis de colesterol, por exemplo.

AMIGO DO CORAÇÃO

As gorduras saturadas do coco conseguem ser resistentes e estáveis a altas temperaturas (como as utilizadas no preparo de alimentos). “As gorduras mono e poliinsaturadas são sensíveis ao calor e acabam se tornando noviças à saúde no final do cozimento”,explica  a nutricionista Tatiana Ogheri, diretora da Nutrir Assessoria.“A escolha do óleo varia de acordo com a aplicação, visto que um óleo bom para temperar saladas não é necessariamente bom também para o cozimento”, aponta.“Uma pequena quantidade de ácidos graxos saturados complementa a alimentação, por isso foi demonstrado que uma mistura de óleo de coco com óleo de girassol [esse último rico em ácidos graxos poliinsaturados], é uma boa base para lipídeos na dieta”, completa o clínico geral e estudioso de plantas medicinais Alex Botsaris, autor de e autor de livros como Medicina Complementar (Editora Nova Era).
Até pouco tempo, havia a suspeita de que o óleo de coco hidrogenado, extraído com temperaturas bem altas, poderia culminar em bloqueio das artérias e doenças cardiovasculares.Muitas pesquisas depois, esse óleo passou de vilão a mocinho.“Alguns estudos demonstraram que este óleo tem efeito positivo no aumento do HDL-colesterol (bom colesterol), o que ajuda a prevenir a arteriosclerose e as doenças do coração”, ressalta Tatiana.

ALIADO DA SAÚDE

Fácil de digerir, perfeito para dar energia e fortalecedor do sistema imunológico, o óleo de coco extravirgem tem sido classificado por estudos e publicações científicas como candidato à família dos
alimentos funcionais.
Tudo graças ao ácido láurico, utilizado peloorganismo para fabricar um outro tipo de gordura (ou ácido graxo),a monolaurina, que tem ações antibacteriana, antiviral e antiprotozoária. Assim, o uso do óleo de coco também não afeta as bactérias benéficas da flora intestinal, o que o torna também eficaz para a normalização do funcionamento gastrointestinal. Graças às boas quantidades de vitamina E, ainda funciona como antioxidante – sem contar que seus ácidos graxos saturados são de fácil metabolização e baixa capacidade de oxidação, tanto no organismo como no ambiente.Dá até para perder peso com o óleo! Poucos sabem, mas nem toda gordura engorda. No caso desse óleo, que também é composto por triglicerídeos de cadeia média (absorvidos diretamente para o sangue), a gordura é facilmente absorvida e, em vez de se depositar nos tecidos em forma de gordura, é rapidamente transformado em energia, porque aumenta o metabolismo do organismo e a função tireoidiana.

EM ESTUDO

Acredita-se que a combinação de certos vírus e bactérias, associadas a alguns fatores podem ser a causa de anormalidades como a Síndrome da Fadiga Crônica e fibromialgia. Como a gordura saturada do coco, em especial o ácido láurico, tem efeitoantibacteriano e antiviral, melhorando o sistema imunológico, é dessa maneira que o óleo é indicado para combater ou prevenir essas patologias. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar esses poderes.

COMO ESCOLHER

Para usufruir dos benefícios do óleo, é preciso saber escolher. Na hora de ir às compras, certifique-se de que está adquirindo um alimento de origem orgânica e extraído a frio – do tipo “virgem”. Dispense produtos refinados. No mercado nacional pode ser difícil encontrar um produto com as melhores características, mas vale a pena procurar em lojas de produtos naturais.

6 MOTIVOS PARA CONSUMIR ÓLEO DE COCO

Antes rejeitado pelo alto teor de gordura saturada, o óleo de coco agora é considerado opção saudável para preparar alimentos. Tem ação antioxidante – O óleo colabora na diminuição da produção de radicais livres e estresse oxidativo por ser rico em vitamina E. Para ser absorvida, essa vitamina precisa do lipídio(gordura), ou seja, é uma vitamina lipossulúvel (solúvel em gordura). Atualmente, sabe-se também que essa vitamina tem importante papel na recuperação do sistema imunológico,principalmente em idosos, e aumenta a resistência muscular.Controla o colesterol – “Ele contribui para a redução do mau colesterol (LDL), evitando que oxide. É capaz ainda de elevar os níveis do bom colesterol (HDL), ainda como um ‘detergente dasartérias’. Previne, assim, tanto doenças cardiovasculares quanto cerebrais”, afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf. Esse efeito já foicomprovado em publicações no
Life Science Research Office da Federação das Sociedades de Biologia Experimental dos Estados Unidos e Food and Drug Administration (FDA), órgão americano de controle de alimentos. Aumenta a resistência insulínica – a gordura de coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior e, acima de tudo, não estimula a liberação de glicose no sangue. “Dessa forma, ele ajuda a diminuir a compulsão por carboidratos, principalmente doces”,sinaliza Lucyanna. Contrário aos demais óleos poliinsaturados que dificultam a entrada da insulina e nutrientes nas células, a gordura de coco abre as membranas das células não somente permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem, mas também
melhorando sua nutrição, restabelecendo os níveis normais de energia.
Queima gorduras – A gordura de coco é considerada “termogênica”,ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Isso porque não precisa de enzimas para sua digestão e metabolismo. O alimento é rico em triglicerídeos de cadeia média (ácidos graxos de fácil digestão, capazes de fornecer energia e não se depositam no organismo. Essa propriedade, aliada à capacidade que a gordura de coco tem de estimular a glândula tireóide, aumenta o metabolismo basal e ajuda a perder peso com mais facilidade. “É importante lembrar que o emagrecimento envolve diversos fatores. Por isso, a utilização desse óleo deve ser indicada e quantificada por um profissional nutricionista ou médico”, diz a nutricionista Tatiana Ogheri. Melhora a imunidade – A gordura presente no coco tem a maior concentração de ácido láurico entre todas as gorduras vegetais!
Esse é o mesmo ácido graxo do leite materno, elemento indispensável para estimular o equilíbrio imunológico. No organismo, é convertido em monolaurina, tipo de gordura capaz de combater inúmeras infecções. “Entre centenas de trabalhos científicos, hoje sabemos que a gordura de coco extra virgem é capaz de ajudar a combater uma infinidade de bactérias, leveduras,fungos e vírus”, aponta Lucyanna. Ajuda no trânsito intestinal – Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarréias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais. Novamente, graças ao ácido láurico, que ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas),protegendo e favorecendo o equilíbrio da flora intestinal.

Fonte: Revista Vida Natural & Equilibrio N° 15 pags. 14 a 17.

Adquira o óleo de coco na loja Chá&Arte mais próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário